Administração

Terceirizar a cantina escolar ou ter uma própria?

Muitos gestores escolares têm essa dúvida. E bem, ela pode realmente tirar o sono! Portanto, resolvemos fazer esse artigo levantando alguns pontos que podem te auxiliar na escolha entre terceirizar a cantina escolar ou ter uma própria. Continue lendo e veja as principais diferenças entre cada tipo de estabelecimento levando em consideração quatro questões primordiais!

 

Seleção de alimentos e montagem do cardápio

Tendo uma cantina, é a própria escola que selecionará os alimentos e montará o cardápio. Por um lado isso é ótimo, pois você terá o controle total da qualidade do que é oferecido aos seus alunos. Mas por outro lado, você precisará se preocupar com toda a logística que envolve esse procedimento e, claro, contratar um nutricionista responsável técnico para definir o cardápio, pois essa é uma exigência legal.

Se a sua instituição de ensino terceirizar a cantina escolar, você não terá o controle dos alimentos e não saberá qual é o fornecedor. No entanto, existem algumas empresas como a Alimenttar que trabalham seguindo a lógica de uma cantina escolar saudável. Ter um parceiro como esse na sua escola pode acabar com todas essas preocupações!

 

Lucratividade da cantina escolar

Como aumentar o lucro com uma cantina escolar terceirizadaCom uma cantina própria, a sua escola terá os lucros relativos à venda de alimentos, mas isso pode ser muito bom ou muito ruim. Afinal, os ganhos podem variar e você ainda precisará gerir os funcionários, comprar alimentos, administrar parcerias etc.

Enquanto isso, ao terceirizar a cantina escolar, a sua instituição de ensino receberá um aluguel para sediar o estabelecimento. Ou seja, a sua escola terá uma renda fixa e você não precisará se preocupar com os pormenores relativos aos funcionários, legislação etc. Você pode ver um pouco mais sobre o assunto neste artigo.

 

Controle da cantina escolar

Com uma cantina escolar própria você terá o controle de tudo o que está acontecendo no local. E isso traz alguns prós e contras, assim como nos outros temas. A principal vantagem é justamente o fato de saber tudo sobre a cantina, mas isso acarreta a problemática de se preocupar com todos os assuntos do estabelecimento.

E esse é fatalmente um ponto a favor da cantina escolar terceirizada. Afinal, o gestor não precisará se manter atento a muitas coisas. Ele só precisará checar se todas as tarefas estão sendo feitas como combinado contratualmente. Todas as outras preocupações ficam com a cantina terceirizada!

 

Produtividade dos funcionários

Aumentar a lucratividade da cantina escolar com simpatia!Se você tem todo o controle da sua cantina, você também terá o controle dos funcionários. A responsabilidade de mantê-los produtivos será completamente sua, pois essa é mais uma dentre todas as tarefas do gestor. E a produtividade impacta diretamente na lucratividade, pois funcionários desmotivados podem reduzir os ganhos, assim como funcionários motivados podem aumentá-los.

Optando por terceirizar a cantina escolar, você não terá esse controle e nem precisará! Afinal, a produtividade dos funcionários impactará diretamente nos lucros da empresa terceirizada e não nos seus, pois a escola já recebe o aluguel mensal. E, claro, o mais importante: a produtividade dos funcionários deixa de ser uma preocupação.

 

O gestor escolar terá vantagens e desvantagens ao terceirizar a cantina escolar ou ao ter uma própria. Cabe a você pesar os prós e os contras de cada situação e saber qual seria a mais vantajosa para a sua escola. Caso você tenha se interessado pela terceirização, que tal entrar em contato conosco?

Deixe um comentário