A correta higienização dos alimentos que serão produzidos é extremamente importante para garantir a eliminação de microorganismos (seres que não são visíveis a olho nu) causadores de doenças e/ou substancias que podem ser nocivas à saúde.

Antes de chegar até a cantina ou restaurante, os alimentos entram em contato com diversos materiais, transportes e até mesmo animais, até chegar ao seu local de destino. Isso pode ser uma porta de entrada para microorganismos causadores de doenças nos seres humanos, como o caso da Escherichia coli que pode causar gastroenterite, podendo haver a internação da pessoa por conta dos sintomas!

Existem procedimentos a fim de garantir a correta higienização dos alimentos. Procedimentos padrões que geram a regularidade do procedimento independente de onde ou quem esteja realizando. Lavar os alimentos apenas em água corrente, não garante a eliminação de contaminantes! O procedimento deve iniciar com a lavagem em água corrente e potável do alimento, seguido do uso de sanitizantes (substâncias que eliminam os microorganismos dos alimentos) em quantidade e tempo adequado e em seguida lavados em água corrente e potável novamente. Só então deve iniciar o preparo do alimento. O vinagre, não mata os microorganismos, isso é MITO muito comum! A higienização deve ser feita com produtos adequados para tal fim.

A capacitação dos funcionários para a correta higienização dos alimentos assegura a execução correta do procedimento e deve ser feita pelo profissional adequado, no caso o nutricionista.

Oferecer um alimento de qualidade é dever de todo responsável de estabelecimentos produtores de alimentos e é um direito do consumidor!

Deixe um comentário