AlimentaçãoPráticas saudáveis

Férias… o que comer?

As férias chegaram e o cuidado com a alimentação e hidratação das crianças precisa de atenção. Afinal, a rotina diária dos pequenos muda muito nesta época do ano e os pais normalmente não sabem como manter uma alimentação saudável e atrativa neste período. Nos passeios e viagens, ou até mesmo nas brincadeiras em casa, podemos fazer escolhas saudáveis que garantem uma alimentação boa e equilibrada.

De acordo com a nutricionista da Alimenttar Carolina Pisk existem boas escolhas e opções fáceis e saborosas. “Água de coco, sucos naturais, picolés de frutas, frutas in natura são opções de fácil acesso e que podem ser facilmente levadas em qualquer ocasião”, diz Carolina.

A hidratação adequada é importante em todas as estações do ano, mas ela ressalta que neste período as crianças podem desidratar facilmente. Isso porque temos um calor forte junto da mudança de rotina que faz com que muitas vezes elas se esqueçam de beber água.

A infância é um momento de descoberta de sabores e texturas e requer uma atenção especial dos pais para a formação de hábitos saudáveis que as crianças levarão à vida adulta. Excesso de doces, refrigerantes, sucos açucarados, biscoitos recheados, salgadinhos e guloseimas acarretam hábitos alimentares que dificultam uma alimentação saudável dos
pequenos, comenta Rachel Mattos, nutricionista da Alimenttar.

E nas férias, estar na cozinha pode ser um momento prazeroso e divertido para toda família. Afinal, podemos incentivar as crianças a comer frutas e verduras através de receitas fáceis nas quais elas mesmas podem participar da elaboração. Nossa equipe de nutrição sugere ideias para este momento como gelatinas caseiras sem corantes e edulcorantes, sacolés ou picolés de frutas, bolos caseiros e cookies.

Ressaltamos que podemos adicionar nestas receitas fontes de fibras e nutrientes. A chia, aveia, linhaça, amaranto e a quinoa, por exemplo, podem tornar as receitas mais nutritivas nesta fase de crescimento e ainda ajudar na regulação do intestino, controle dos níveis de glicose, colesterol e da saciedade.

Listamos algumas dicas para você se inspirar e tornar esse período mais divertido e saudável.

1. Criatividade!

As frutas podem se tornar mais atrativas quando mudamos sua forma de apresentação. Picolés ou sacolés elaborados com pedaços de frutas, frutas no palito, água de coco ou suco são ótimas estratégias para estimular os pequenos a comer. Usar um cortador com formas diferentes para cortas as frutas também é uma ótima saída.

2. Vamos hidratar

Nesta estação do ano não podemos esquecer da hidratação. Água e água de coco são ótimas opções. Para levar os sucos
caseiros para passeios, uma opção é fazer o suco da fruta e congelar em forminhas de gelo. Depois é só colocar nas garrafinhas térmicas e levar para o local. O suco se mantém bem geladinho por horas.

3. Comece bem o dia

panquecaMesmo saindo da rotina escolar e acordando mais tarde, é importante começar o dia com um café da manhã saudável e equilibrado. Cereais e pães integrais, iogurte com granola e aveia ou frutas são boas opções para começar o dia.

4. Saladas leves e legumes devem fazer parte da rotina alimentar

saladaMesmo nas férias, a ingestão desses alimentos é muito importante, pois eles garantem fibras e nutrientes importantes para o dia, diz Carolina Pisk.

5. Olhe o rótulo

Ao optar por alimentos industrializados, fique atento aos ingredientes. Perceba que a disposição deles acontece em ordem decrescente, ou seja, os primeiros itens listados estão em maior quantidade, enquanto os últimos são sempre os menores, alerta Rachel Mattos.

Deixe um comentário