Cuidados sanitários

5 dicas para manter a higiene da cantina escolar

Sejam bares, restaurantes ou cantinas escolares, todo ambiente que sirva refeições deve prezar pela limpeza. E existem diversos fatores que podem auxiliar nesse sentido. Veja neste artigo algumas dicas para manter a higiene da cantina escolar da melhor maneira possível!

 

Determine boas práticas de higiene da cantina escolar

Obviamente, esse é o primeiro passo. Os funcionários podem remover a sujeira aparente de bancadas, mesas, equipamentos, utensílios, paredes e pisos. Resquícios de gordura, restos de comida, terra e quaisquer outras coisas devem ser higienizadas com água corrente e sabão neutro ou detergente.

Feito isso, é de suma importância desinfetar as áreas que já foram limpas. Isso eliminará os microorganismos que ainda estão vivos e que poderiam causar sérias infecções alimentares nas crianças! Essa higienização pode ser feita com produtos químicos ou usando algum emissor de calor. E, por fim, não se esqueça de retirar o lixo regularmente!

 

Determine boas práticas para os funcionários

Todos os funcionários devem utilizar toucas no cabelo para que nenhum fio caia nos produtos, além de aparar e limpar as unhas para não contaminar os alimentos ao manuseá-los. Quanto às vestimentas, os colaboradores devem trocar de uniforme diariamente, além de utilizar sapatos e botas completamente limpos para manter a higiene da cantina escolar.

Por fim, todo funcionário deverá pedir ajuda imediatamente caso sofra algum ferimento ou corte durante o dia. O local machucado deve ser higienizado e coberto para não infectar os alimentos ou o colaborador.

 

Utilize o álcool em gel


O uso do álcool gel é solução simples e prática para desinfectar as mãos dos funcionários. Portanto, disponibilize-o na entrada e na saída da cozinha para que todos vejam o produto rapidamente. Depois disso, estimule-os a utilizá-lo ao entrar e ao sair do trabalho e sempre que julgarem necessário.

 

Faça uma dedetização periódica

Dedetizar a cantina escolar é uma exigência legal, mas não é apenas por isso que o seu estabelecimento deve fazer isso. Afinal, nenhum pai de aluno gostaria de saber pelo filho que ele viu ratos e baratas saindo do estabelecimento, não é mesmo?

Portanto, determine uma periodicidade de dedetização para manter o ambiente seguro e garantir a segurança das crianças. O ideal é fazer esse procedimento mensalmente, mas faça-o bimestralmente caso isso não seja possível. Assim, você manterá a higienização da cantina escolar, deixando a livre de vetores.

 

Dê uma atenção especial aos produtos de limpeza

produtos de limpeza para auxiliar na higiene da cantina escolarIdentifique todos os produtos de limpeza usados para a higiene da cantina escolar. Isso é muito importante para que nenhum recipiente seja confundido com algum insumo alimentar e colocado acidentalmente em alguma comida! Além disso, essa identificação também é importante, pois ajuda a localizar e controlar o abastecimento dos produtos.

Falando especificamente desse abastecimento, procure por fornecedores que ofereçam um bom custo x benefício. Optar por produtos concentrados e diluí-los em água é uma boa dica para quem quer economizar. Por fim, vale ressaltar que o ideal é sempre escolher produtos que estejam registrados no Órgão Federal de Saúde!

 

Gostou dessas dicas para manter a higiene da cantina escolar? Existem diversas outras que você pode instaurar no seu estabelecimento, mas essas são as principais. E esse fator é um dos pilares para manter uma cantina escolar saudável. Quer saber quais são os outros? Então veja neste artigo!

Deixe um comentário