Alimentação

Conheça os benefícios da vitamina C para as crianças

Uma das vitaminas mais conhecidas é a vitamina C e obtê-la através da alimentação equilibrada não é difícil. A carência desse micronutriente pode trazer sérios problemas, visto que ele participa de diversas funções essenciais para o bom funcionamento do organismo. Dentre as suas funções podemos citar:

Melhora a função imunológica

Ainda não sabemos ao certo se a vitamina C combate o resfriado em si. No entanto, já descobrimos que ela ajuda a melhorar os sintomas da doença, além de prevenir pneumonias, infecções pulmonares, gripes e o próprio resfriado porque participa de funções do sistema de defesa do corpo.

Combate o estresse

Você sabia que a vitamina C ajuda a combater o estresse? Isso acontece porque ela atua diminuindo os níveis de cortisol, hormônio responsável por enviar a mensagem de estresse para o corpo. Além disso, o nutriente melhora o humor por ser precursor da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar.

Amplifica a absorção do ferro presente nos alimentos

crianca-vitamina-cSabe aquele hábito de comer uma laranja após o almoço? Pois bem, a fruta é rica em vitamina C e faz com que o ferro sofra reações químicas que o tornam facilmente absorvível! Esse nutriente é essencial para o bom crescimento e desenvolvimento das crianças, portanto melhorar sua absorção é de suma importância para os pequenos!

Função antioxidante:

A vitamina C é um poderoso antioxidante, o que ajuda a combater os radicais livres (compostos que causam danos às células como tumores e câncer. Alguns hábitos que aumentam a produção de radicais livres são o consumo de frituras, embutidos, alimentos defumados, exposição ao sol por períodos prolongados, poluição e outros.

Alguns alimentos fontes de vitamina C

Laranja, limão, abacaxi, maracujá, frutas silvestres, morango, kiwi, tangerina, melancia, mamão, manga, goiaba, verduras, tomate, rabanete, pimentão, cenoura, alho e orégano. E como estamos em uma época quente, nada melhor do que um suco para refrescar! Ai vai uma super receita:

Ingredientes:

  • 4 laranjas médias
  • 2 cenouras pequenas

Modo de preparo:

  • Esprema as laranjas em um espremedor e coloque o suco em um liquidificador
  • Lave bem as cenouras, corte-as em rodelas e acrescente os pedaços ao suco de laranja
  • Bata bem os ingredientes e pronto!

Obs: caso a criança não goste do bagaço, basta passar o suco na peneira – mas lembrando que o bagaço contém nutrientes importantes!

Deixe um comentário