Skip to main content

Desde cedo, os nossos pais nos falavam para não deixarmos de tomar o café da manhã. Bem, às vezes nós não queríamos fazer essa refeição matinal, mas não sabíamos que ela era uma das mais importantes. Afinal, as crianças precisam ainda mais de todos os nutrientes que são ingeridos no início do dia. Veja neste artigo um pouco mais sobre essa que é uma das melhores práticas saudáveis!

 

Porque tomar o café da manhã?

Café da manhã e as práticas saudáveisSimples: porque estamos há muito tempo sem comer. À noite, o organismo absorve muitos nutrientes para manter o corpo funcionando durante o sono, então é preciso acabar com o jejum em até duas horas depois de acordar. Dessa maneira, a criança conseguirá desenvolver todas as tarefas do dia com mais facilidade.

Além disso, essa refeição é importante para que os pequenos não tenham distúrbios alimentares no futuro. Afinal, depois dessas duas horas sem a ingestão de nenhum alimento, o corpo começará a acumular gordura – principalmente a abdominal – aumentando as chances de obesidade.

 

Como a criança fica ao longo do dia?

Depois de um bom café da manhã, a criança terá diversos benefícios ao longo do dia devido a essa prática saudável. Alguns deles são um melhor desempenho na sala de aula e um maior controle do peso e do colesterol.

O primeiro acontece devido à variedade de nutrientes ingerida no início do dia, caso o café da manhã seja balanceado. Depois disso, as crianças terão mais foco, logo, entenderão o conteúdo com mais facilidade e farão as tarefas rapidamente.

Já sobre o peso, algumas pesquisas recentes demonstraram que o café da manhã balanceado controla os níveis de triglicerídeos e colesterol, o que auxilia a manutenção do peso. O resultado final é uma boa saúde para as crianças, mesmo depois de muitos anos.

 

E quando a criança não quer comer?

praticas-saudaveis-quando-crianca-nao-quer-comerBem, primeiramente você precisa saber o motivo dela não querer comer. E, em geral, existem três causas principais: recusa a tomar o café da manhã, nenhuma vontade de comer e o fato de acordarem atrasadas.

Para o primeiro problema, você deve tentar introduzir alimentos aos poucos para incentivar práticas saudáveis. O mínimo é fazer com que a criança tome ao menos uma vitamina feita com leite, uma fruta e uma colher de aveia. Depois de acostumada, ela pode ficar mais propensa a comer.

Para a falta de vontade, você pode deixar a mesa um pouco mais atraente com várias frutas picadas e coloridas. Tentar distribuí-las de uma maneira divertida, como se estivessem formando rostos, é uma excelente maneira de alcançar esse objetivo.

Por fim, para aquelas crianças que sempre acordam encima da hora, não há muito o que fazer, além de falar com os pais para estimulá-las a dormir mais cedo. Caso eles tomem café em casa, convencer os pais a lanchar junto deles também é ótimo.

 

Motivar qualquer pessoa a tomar o café da manhã é muito bom, pois essa é uma refeição essencial. E, como visto ao longo deste artigo, para as crianças isso é ainda mais importante por ser uma das práticas saudáveis cruciais. Logo, deve ser observado com mais cuidado para melhorar a atual rotina dos pequenos e, claro, evitar doenças futuras! E que tal implementar essa rotina em uma cantina escolar saudável? Veja como neste artigo!

Leave a Reply

Fale agora conosco!