Skip to main content

Você sabia que qualquer estabelecimento que trabalha com alimentação precisa de um responsável técnico? Pois é, mas esse não é o único motivo pelo qual a sua escola deve contar com um nutricionista na cantina escolar.

Isso porque ele é o profissional que irá delimitar toda a rotina alimentar das crianças. Logo, será a pessoa determinante ao “criar” uma alimentação saudável para elas. É uma grande responsabilidade, não? Continue lendo este artigo e entenda um pouco mais sobre o tema.

 

Para montar um cardápio

nutricionista-cantina-escolar-montar-cardapioO nutricionista é quem está qualificado para saber qual dieta é essencial para cada fase da vida. Como a infância é o período no qual as pessoas estão na fase de crescimento, uma cantina escolar que não tenha o acompanhamento desse profissional não está fazendo um trabalho adequado. Afinal, tê-lo é importante para criar um cardápio que seja nutritivo, gostoso e, claro, variado.

E é nessa etapa da vida que todos devem ser expostos a uma grande variedade de alimentos! Isso porque, além da fase de crescimento, esse é um momento de descobertas. Logo, a pessoa irá decidir se gosta ou não de um alimento.

Aliás, mesmo que uma comida não seja agradável em um primeiro momento, ela pode acabar se tornando gostosa ao longo do tempo. Aqui, o importante é pensar em oferecer muitas coisas para que os pequenos se acostumem a cada vez mais cores, sabores e texturas.

 

Porque melhora a experiência alimentar da criança

Mas é claro que o nutricionista na cantina escolar não está encarregado apenas da elaboração de um cardápio nutritivo. Ele também precisa montar uma rotina alimentar atraente, para que as crianças não queiram ir atrás dos alimentos menos saudáveis, deixando de comer o que foi proposto.

Ou seja, além de todo o tempero que os seus cozinheiros colocam no prato, o nutricionista é o profissional que fará as combinações não apenas nutritivas, mas também gostosas. Até porque é disso que a criança quer saber, não é mesmo?

 

Porque é uma exigência legal

Nutricionista na cantina escolarComo dito no início do texto, qualquer local que sirva refeições precisa de um responsável técnico para assinar o cardápio oferecido. Essa pessoa precisa ser um nutricionista, o profissional mais adequado para exercer a função.

Até porque o Conselho Regional de Nutrição (CRN) deve estar ciente de que você produz refeições na sua cantina escolar e quem é o responsável técnico por ela. E se você vai tratar diretamente com esse órgão, nada melhor do que trabalhar com alguém da área, não é mesmo?

 

É verdade, montar uma cantina escolar não é um trabalho simples. E você precisa de um nutricionista não apenas para estar dentro da lei. Esse profissional também oferecerá algo saudável e com cada vez mais qualidade para as crianças que se alimentam no local. Aliás, ele é o pilar de toda cantina escolar saudável! Quer saber como o nutricionista pode te ajudar nisso e em todos os outros passos? Então não deixe de ler este artigo!

Leave a Reply

Fale agora conosco!