Skip to main content

Se comer diversos alimentos é importante para os adultos, isso é ainda mais relevante na vida das crianças. Afinal, elas estão começando a perceber o que gostam e precisam de nutrientes para se desenvolver bem. E mais: depois de decidir, os pequenos vão levar essa informação para o resto da vida! Então que tal observar todos os atores envolvidos nisso, sejam pais ou escolas? Veja neste artigo um pouco sobre a alimentação escolar saudável!

 

Formação do hábito alimentar

Muitas vezes, as crianças não gostam de um determinado alimento num momento, mas depois de algum tempo passam a gostar. Até porque é nessa época da vida que todos nós começamos a identificar os sabores, cheiros e texturas, selecionando o que gostamos e o que não gostamos. Tudo pode variar muito!

Pensando nisso, que tal oferecer várias coisas saudáveis para que a criança leve o amor por bons alimentos durante toda a vida? É bem mais provável que isso aconteça se ela for acostumada desde cedo a comer esses tipos de comidas. Portanto, o importante é disponibilizar opções!

 

A alimentação escolar saudável na fase de crescimento

A fase de crescimento e alimentação escolar saudávelSe essa é a fase na qual as crianças estão aprendendo a gostar de determinados alimentos, essa também é a etapa na qual elas precisam dessa diversidade alimentar para formar a estrutura do organismo da melhor maneira possível! E é importante relembrar que essa “regra” não serve apenas para as crianças, mas para qualquer pessoa que esteja em desenvolvimento, como os adolescentes.

Logo, converse com a nutricionista da sua cantina escolar e planeje um cardápio que ofereça pelo menos os principais grupos de alimentos, como os dos vegetais e frutas, dos lácteos, dos cereais e das carnes. Tente dar mais importância ao primeiro deles, pois são estes que contém os nutrientes mais essenciais à criança.

 

Fugindo da monotonia alimentar

Ter uma dieta monótona, ou seja, sem grandes variações é bastante prejudicial. Afinal, ela não oferece a diversidade de nutrientes que alguém em desenvolvimento precisa, indo contra a alimentação escolar saudável. Isso pode acabar gerando, obviamente, a falta de um determinado nutriente importante ou o excesso de algum deles.

Isso é muito ruim, mesmo que seja algo importante, afinal, os extremos certamente vão gerar distúrbios alimentares como a obesidade ou a anemia. Lembre-se: nada em excesso é bom!

 

Estimule exemplos!

Os pais e a alimentação escolar saudávelPor fim, depois de todos esses motivos para que as crianças tenham uma alimentação escolar saudável e variada, devemos mostrar aos pais que eles precisam ser os motivos para os seus filhos! Afinal, os pequenos observam o que veem ao redor e aprendem por imitação a partir das impressões que tiveram. Logo, eles precisam ver que os seus próximos também são saudáveis.

Sendo assim, estimule os pais a comerem em casa aquilo que acreditam que seus filhos devem ingerir. Dessa maneira, eles serão vistos como exemplos. Logo, as crianças não identificarão incoerências no que é dito para elas e no que é feito pela família. Até porque, elas são bem espertas e conseguem perceber quando alguém segue o famoso ditado: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

 

Entendeu como a alimentação escolar saudável e variada para crianças é importante? Ter algo bem definido é essencial para que elas tenham uma saúde perfeita durante a infância e ao longo da vida. Portanto preste bastante atenção ao tema! E se você quiser entender ouros pormenores que podem ajudar nesse assunto, leia este artigo e saiba como montar uma cantina escolar saudável!

Leave a Reply

Fale agora conosco!