Skip to main content

Dedetizar a cantina escolar não é um trabalho simples, por isso muitas escolas e administradoras deixam esse serviço de lado. Nesses casos, não há uma periodicidade previamente determinada, o que pode gerar infestações de insetos no ambiente e, por fim, problemas alimentares aos alunos.

Devido a esses grandes problemas, a dedetização é um assunto muito importante que não pode ficar para um segundo momento. Veja neste artigo alguns dos principais motivos para que você não deixe de agir nesse sentido!

1. Porque dedetizar a cantina escolar é uma obrigação legal

Primeiramente você precisa saber que existe uma exigência legal acerca da limpeza desse ambiente. De acordo com a legislação todas as empresas que trabalhem com manipulação de alimentos – restaurantes, bares, cantinas e outros – devem estar atentos à proliferação de baratas e ratos.

Logo, a lei brasileira obriga esses estabelecimentos a fazer a dedetização e desratização do local de serviço a cada seis meses, mas nós sabemos que também precisamos nos preocupar com outros insetos, não é mesmo? Portanto, o ideal é dedetizar a cantina escolar e imuniza-la contra moscas, formigas e outros vetores para que o resultado final seja excelente!

2. Porque oferece mais segurança ao ambiente

Vale a pena ressaltar que talvez uma única dedetização semestral não seja o suficiente para manter o ambiente seguro. Afinal, todos esses animais se reproduzem rapidamente e podem infestar o local com facilidade, causando doenças e outros malefícios.

Portanto, o ideal seria imunizar a cantina escolar mensalmente, mas é claro que isso nem sempre é possível. Caso esse seja o seu caso, tente fazer esse trabalho, pelo menos, a cada dois meses. Assim, você terá a garantia de que nenhum vetor se manifestará a todo momento.

3. Porque melhora a saúde dos alunos

Além dessa garantia citada no tópico anterior, a imunização mensal ou bimestral é ainda mais importante em escolas que deem aulas para crianças. Isso porque quaisquer doenças transportadas por esses animais pode ser transmitida com muito mais facilidade para elas, visto que a imunidade das crianças é bem mais baixa que a dos adultos.

Ter um nutricionista acompanhando todos os processos também é de extrema importância. Afinal, você precisa dedetizar a cantina escolar sem utilizar produtos prejudiciais à saúde dos alunos e dos colaboradores.

Portanto, converse com ele e pergunte sobre os procedimentos e os produtos utilizados para a limpeza. Verifique se eles não têm cheiro – para que nada seja passado para os alimentos – e se todo o procedimento pode ser otimizado, sendo feito com algo específico para crianças.

Entendeu como dedetizar a cantina escolar é algo crucial para o seu trabalho e como a saúde de todos os alunos pode melhorar com esses “simples” ato? Essa é uma das ações mais importantes de toda cantina escolar saudável. Quer descobrir quais são as outras? Então leia este artigo!

Leave a Reply

Fale agora conosco!